Posted by Jufem - Atibaia - in
Notícias
Dando uma pausa nas entrevistas da Jufem.....
Vamos falar de agosto, conhecido como o mês vocacional. A sua realização tem uma motivação histórica muito concreta, ou seja, reavivar a oração e o apoio às vocações de especial consagração, num período de crise.
O referido mês tem sua origem logo após o Concílio Vaticano II. Com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para a co-responsabilidade num período de crise das vocações de especial consagração, Dom Aloísio Lorscheider, então bispo de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, instituiu uma comissão para criar um diretório vocacional para a diocese. Em 1970 surgia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Esta iniciativa deu certo e, em 1981, a Assembléia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil. De fato, de norte a sul do Brasil, o mês de agosto é conhecido e celebrado com grande criatividade. A consciência vocacional está presente em grande número de nossas comunidades e a pastoral vocacional está conquistando o seu espaço. (CNBB)
1º Domingo: Dia do Padre – festa de São João Maria Vianey (padroeiro dos padres)
2º Domingo: Dia dos pais
3º Domingo: Vocação Consagrada (masculina e feminina) – festa da Assunção de Maria
4º Domingo: Leigos (todos nos que atuamos na igreja, em especial o catequista)
A vocação é a resposta de Deus providente a uma comunidade orante, diz Conselho de Puebla. Rezemos pelas vocações e façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para cumprir o mandato de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38).
E nós como Juventude Feminina possamos refletir sobre a nossa vocação na igreja, atuando de modo direto ou indiretamente, mas lembrando de ser o “espelho de Maria” em nossas escolhas.
Mayra - Juventude Feminina de Schoenstatt / Professora de Ensino Religioso
No Response to "Mês de Agosto - Mês Vocacional"
Postar um comentário