Passamos um pouco da data, mas não nos esquecemos!
A RAINHA DA FIDELIDADE, peregrina da Jufem Atibaia, está há 17 anos entre nós. A data foi celebrada no dia 23 de outubro.
Para nós é uma alegria e um privilégio ter essa peregrina conosco!! Guardamos a herança, levamos adiante, que ela ainda possa chegar a muitos lares, e principalmente: nos ajudar no caminho de fidelidade.
Vejamos o que nos conta a geração que a conquistou, no ano de 1994. Reparem bem na descrição da Jufem Atibaia na época....vale a pena refletir!!
"Chegamos em 1994 com três grupos de Juventude Feminina:
- Grupo “ALIANÇA LIRIAL”: com oito jovens. É o grupo mais antigo desta nova fase, desde 1989.
Escolheram este nome para seu grupo por ser o nome do primeiro grupo da Jufem, de 1975. Assim, como “resgatadoras da herança” querem viver nas suas vidas o conteúdo que perfaz este nome: aliança com a querida Mãe de Deus.
- Grupo “TABOR”: com um ano de existência, desejam transformar o ambiente onde vivem num verdadeiro Tabor onde sempre é “bom estar”. Possui 9 jovens.
- Grupo “COROA VIVA”: Por seu ser e vida querem ser a viva coroa da Rainha dos Lírios. Possui 11 jovens.
Este ano foi marcado com a eleição para dirigentes de grupo. Fizemos um encontro para novas e, como a partir de 1989 e 1990, foi um novo recomeçar para a Jufem Atibaia, nos aprofundamos na história de Schoenstatt, seus ideais e missão.
O que nos deu força e nos uniu mais foi a visita da Peregrina Nacional. Fizemos o encerramento da visita da Mãe e Rainha da Promessa, de modo solene no Santuário. E registramos com fotos a sua passagem para as jovens de Araraquara. Neste dia levamos também as Apóstolas Luzentes de Maria.
Foi realizado o envio da Mãe Peregrina local. E no dia 23 de outubro, numa missa nós a coroamos solenemente como “RAINHA DA FIDELIDADE”.
Na coroa os três grupos estão representados. Este foi um dia de bênçãos para a nossa Juventude Feminina.
No dia 18 de setembro houve a comemoração do primeiro aniversário do grupo Tabor no santuário.
Caminhando pela história, podemos perceber que o ponto marcante da JUFEM em Atibaia é a fidelidade e abertura para deixar-se formar. Pois nossa cidade, que a cada fim de semana é invadida por turistas paulistanos que só desejam gozar, faz de nossa população um tanto materialista e sem vínculos. A chaga do tempo. Por isso, é difícil a abertura para Schoenstatt, sendo que somente alguns se interessam. Também o fato das constantes trocas de assessoras prejudicaram a vida nascente.
Porém, a fidelidade da Mãe e a benção da Permanente Presença do Pai nunca deixaram a Jufem perecer completamente.
Assim como faz o jardineiro que constantemente rega a plantinha recém-nascida, para que não morra, assim as graças do Santuário sempre recaíram sobre nós, pois nesta terra que significa “manancial de águas saborosas” não pode faltar o manancial de graças.
Se a Mãe, pelo Santuário da Permanente Presença do Pai, cultiva seus lírios, é porque ela deseja algo de grande conosco! Ela é a Rainha da Fidelidade! Ela sustenta a nossa Fidelidade! E nós acreditamos e confiamos em nossa Rainha! Ela nos pede sempre: COROA POR COROA!
E nós respondemos prontamente:
FIDELIDADE POR FIDELIDADE!!"
Obs.: Completando a história e atualizando.
Infelizmente a coroa original da Rainha da Fidelidade foi perdida (a Jufem conhece bem essa história de perder coroas....!). Ao realizarmos o I Encontro de Gerações a Mãe de Deus nos surpreende novamente. Durante o encontro, a Patrícia Shima, que participou da Jufem por muitos anos, nos presenteou. Ela esteve no encontro internacional da Jufem em 2000, no qual a Juventude Feminina Internacional se entregou como COROA VIVA para Mãe de Deus, já que a Coroa RTA havia se perdido durante a peregrinação entre os países. Como lembrança deste momento marcante cada participante recebeu uma coroa RTA, para lembrar o compromisso que havia assumido . No final do encontro de gerações recebemos este presente das mãos da Patrícia, a coroa RTA que ela havia ganhado. Essa foi a prova de que a Rainha da Fidelidade queria que realmente cada uma de nós fosse sua coroa viva!!
Mais detalhes sobre a coroação da Rainha da Fidelidade clique aqui.
Fonte: Atas Jufem Atibaia
Complementos: Jaqueline Montoya
No Response to "Rainha da Fidelidade - 17 anos de história!"
Postar um comentário